Notícias

Patente nos EUA

26/08/2016

Empresa portuguesa regista patente de uma Estação de Carregamento Rápido de Veículos Elétricos, nos Estados Unidos

Numa altura em que Portugal reforça a sua rede de Carregamento de Veículos Elétricos (VEs), com alguns carregadores rápidos (carregamento até 30 minutos), a ENFORCE alcança o registo definitivo, nos Estados Unidos da América, de uma patente da sua Estação Solar de Carregamento Rápido de Veículos Elétricos, desenvolvida totalmente pela empresa, em colaboração, mediante contrato de assistência técnica, com o Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior.

Segundo João Nuno Serra, CEO da ENFORCE, «este é um passo importante para alcançar também a patente definitiva na Europa. A ENFORCE tem igualmente pendente, desde 2012, a mesma patente em 38 países da Europa. Esperamos por isso ter a patente definitiva na Europa em breve», conclui.

Abrem-se assim mais oportunidades de mercado para a ENFORCE, nomeadamente nos Estados Unidos da América onde, como é sabido, a construtora de automóveis puramente elétricos - TESLA, fundada por Elon Musk, tem ajudado a disseminar a tecnologia e promete, num futuro próximo, dar passos ainda maiores, com a construção de uma Mega Fábrica de Veículos Elétricos e Baterias.
A Estação Solar agora patenteada foi designada pela ENFORCE de InCh, significando uma polegada elétrica de carregamento rápido de VEs, representando também “in Charge”.

O grande problema que a estação InCh resolve?

A Estação Solar de Carregamento InCh vem dar resposta à necessidade da existência de uma rede de carregamento de veículos elétricos, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento denominado rápido (20 a 30 minutos), isto em todas as situações onde o utilizador não pode despender de um tempo alargado para efetuar o carregamento do seu veículo. Esta estação destina-se por isso a locais de acesso público e privado nomeadamente, parques de estacionamento de edifícios públicos e privados, e estações de serviço de combustíveis fósseis, locais estes onde a solução de carregamento lento não tem grande viabilidade, uma vez que este tipo de carregamento (6 a 8 horas) será feito maioritariamente durante a noite.